土曜日, 1月 28th, 2012...4:49 PM

A Japan photo No.702:Sapporo

Reading time: About 1 minute

A Japan photo No.702:Sapporo
Jump to Comments

札幌 北海道 (1)

  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • flickr
  • Delicious
  • friendfeed
  • Digg
  • Google Buzz

1 Comment

  • “Jovens, sejam ambiciosos!”

    No início da Restauração da Era Meiji no Japão, há aproximadamente 125 anos, o Governo japonês convidou muitos estrangeiros para lecionar no Japão. Eram estrangeiros que possuíam sabedoria ou treinamento especial. Um desses homens era William Clark. Ele era o Reitor da Faculdade de Agricultura de Massachusetts e, em 1875, foi convidado para lecionar na faculdade de Agricultura de Hokkaido, em Sapporo, por oito meses.
    Eu trabalhava em Hokkaido, no extremo norte do Japão. O Sr. Clark é conhecido e querido por todos em Hokkaido. Em Sapporo existem algumas estátuas dele, em uma delas ele está esticando seu braço, apontando, e a inscrição é uma de suas últimas palavras antes de deixar o Japão: “Jovens, sejam ambiciosos!”.
    Quando ele veio para onde se tornaria mais tarde a Universidade de Hokkaido, ele deu aulas de ética, usando a Bíblia como livro escolar. Como resultado, sua classe daquele ano e a classe do ano posterior também assinaram um documento, a “Declaração dos Crentes em Jesus”.
    No final de oito meses, quando ele deixou Sapporo, suas últimas palavras aos estudantes foram “Jovens, sejam ambiciosos!”. Ele não se referia à ambição somente na agricultura, negócios ou educação, mas que eles fossem ambiciosos por Deus! Ambiciosos em Cristo! E alguns membros da chamada “Banda de Sapporo”, foram ambiciosos e se transformaram em influentes cristãos na sociedade japonesa.
    Por exemplo, Nitobe Inazo se tornou o Reitor da Universidade Imperial de Tóquio, também foi escritor, estadista, e serviu a Liga das Nações. O Sr. Uchimura Kanzo se tornou um líder do “Movimento Sem-Igreja”. Eles não queriam estabelecer uma igreja, mas instruíram leigos em escrituras e conduziram estudos bíblicos melhor do que os chamados serviços de igreja.
    Como seu querido professor foi embora, a eles foi deixada a ordem*: “Jovens, sejam ambiciosos!”. E isto foi o que aconteceu, para o grande benefício do Japão, nas áreas social e política.

Leave a Reply